Páginas

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

" UM SALTO DE ESCOLHA "


Há um costume judaico muito interessante, que reconhece o papel da escolha em um casamento. Antes da cerimônia, o noivo vai onde a noiva o está esperando e cobre o rosto dela com um véu. Então ele sai e vai esperá-la debaixo da chupah (pronuncia-se "rupá"), tenda sob a qual o casamento judaico é oficiado. A tradição judaica explica que, assim, o noivo pode ter certeza de que aquela é a noiva "certa". Por que ? Porque Jacob foi vítima de uma mudança de última hora, feita por seu futuro sogro, o qual substituiu Rachel, a quem Jacob amava, por Lea, a mais velha das irmãs. Jacob descobriu a farsa depois de ter consumado o casamento com Lea, no escuro. No entanto, apesar de não estar feliz por ter sido enganado, Jacob decidiu aceitar seu destino, e tempos depois casou-se também com Rachel, a noiva de sua escolha.
Mas se os noivos de hoje estivessem de fato verificando se vão se casar com a noiva certa, deveriam retirar o véu e acompanhá-la pessoalmente à chupah, sem nunca tirar os olhos dela, não é ? Então, deve haver algo por trás desse costume. E, de fato, a Cabalá nos ajuda a entender o verdadeiro segredo desse ritual.
A Cabalá ensina que Lea representa o destino - ela é a mulher com quem Jacob acabou se casando -, e Rachel, a escolha - ela é a mulher com quem Jacob escolheu se casar. A verdade é que, embora você pense estar se casando apenas com "Rachel", a pessoa de sua escolha, vai descobrir depois que também acabou ficando com "Lea" - o lado de sua companheira que você não conhecia. Sempre há um "elemento surpresa". E "esse lado" pode ser exatamente do que você precisa. Lea não era a noiva que Jacob escolheu, mas foi, na verdade, uma grande fonte de bênçãos, e, no final, foi ela a esposa enterrada ao lado de Jacob.

(Rabino David Aaron - "Luz Infinita")

E o mais extraordinário desse fato, dessa "não escolha", dessa prova, a exemplo das provações que também não escolhemos, é que Lea é a mulher que - através de seu filho Judah - vai trazer ao mundo nada menos do que o Filho do Homem - JESUS CRISTO -; nos sinalizando que o resgate da imagem e da semelhança com JESUS - passa por Lea, pelas provas e tribulações. Louvado seja DEUS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.