Páginas

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

" O MISTÉRIO DAS LETRAS E DE SUAS COMBINAÇÕES - I "


Hoje, inspirando-nos no livro do Rabino Laibl Wolf - "Cabalá Prática" -, vamos fazer uma experiência muito interessante e abençoada. Ele nos diz que "Cada letra da linguagem Hebraica é uma janela que se abre para uma realidade superior. As letras constituem uma linguagem conhecida como - LASHOM HAKODESH - ou "a Língua Sagrada", o Hebraico. É por isso que a Cabalá enfatiza, sobremaneira, a análise das letras e das palavras, a sua equivalência e valor numérico, formas e as letras finais das palavras. Cada nuance abre um panorama de significado espiritual, muito mais complexo do que qualquer estrutura gramatical possa vir a sugerir."
Seguindo sua sugestão, demos mais um passo e "Vejamos um exercício bastante simples. A palavra, em hebraico que designa "querer" ou "desejar" - é ratsah -, sendo composta por 3 consoantes do alfabeto hebraico, que têm o som de R - TS - H. Estas mesmas 3 consoantes formam, também, a base das seguintes palavras:
- hatsar - H + TS + R - que significa "adversário"
- tsohar - TS + H + R - que significa "claridade", "clareza" ou "esclarecimento"
- tsarah - TS + R + H - que significa "problema" ou "constrangimento"
que, se somarmos com a palavra inicial, temos:
- ratsah - R + TS + H - que significa "querer" ou "desejar"
Isso feito, desdobrada cada palavra, podemos começar a mudar o nível da nossa conversa, fazendo uma metabase (subindo um degrau) e passar a fazer uma leitura mais importante e significativa, senão vejamos:
- O "querer ou desejar" pode vir a ser um "adversário" em nossa caminhada, pois sabemos milenarmente que o desejo é a fonte ou a inspiração de tudo que fazemos, sendo portanto a alavanca que nos move. Em assim sendo, a Palavra vai nos orientar no seguinte sentido: a fim de que o desejo não nos leve em uma direção que possa vir a ser perigosa ou destruidora; vamos precisar de "claridade ou clareza" sobre o assunto ou sobre os passos a serem dados, ou melhor ainda, de um "esclarecimento" que torne cada decisão segura e impeça de darmos um passo em falso, ou andarmos às tontas no escuro. Então vejamos: caso não tenhamos esse cuidado de buscar "clareza" ou "esclarecimento", corremos sério risco de nos envolvermos em "problemas" e passarmos por amargos "constrangimentos", não só a vergonha em si, mas pode também envolver a violência. Ou seja, a combinação dessas letras sagradas possibilita toda a orientação necessária para o nosso caminhar na vida, para que esse caminhar seja vitorioso, e não nos leve a um final por demais infeliz.
Essa é a linguagem sagrada, ela nos diz muito mais que imaginamos estar contido em cada palavra ou letra, pois ela emana do Trono de DEUS, advém em forma de sabedoria (chochmah), como um caminho de verdades para a nossa vida, daí JESUS ser a Palavra por excelência e se configurar como o CAMINHO e a VERDADE e a VIDA.
Esse é apenas um primeiro passo na decodificação dessas palavras acima, pois se recorrermos à Gematria ou Metamatemática, o conhecimento vai-se abrindo e enriquecendo, ou melhor:
- a letra R tem valor numérico 200
- a letra TS tem valor numérico 90
- a letra H tem valor numérico 5
se somarmos as três letras, teremos: 200 + 90 + 5 = 295, ou reduzindo 2+9+5=16, ou ainda 1+6=7, que se refere à letra zain.

Hoje, vamos parar por aqui, quando o ESPÍRITO SANTO nos permitir, continuaremos, e vamos descobrir segredos e mais segredos que estão escondidos nessa maravilhosa combinação dessas 3 letras ora examinadas, e o que cada palavra dessas esconde em suas entranhas. Até a próxima conversa, uma boa tarde, Enos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.