Páginas

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

" AMOR E CRIAÇÃO "


É impossível amar sem que se tenha um forte senso de individualidade. Só assim não tememos "sair do centro" e dar espaço para um outro. Os egocêntricos não conseguem amar porque estão sempre muito preocupados consigo mesmos, e investem tempo e energia tentando compensar o vazio que sentem por dentro. Apenas as pessoas bem-resolvidas e que têm um forte senso de individualidade podem dar espaço ao outro sem ter medo de se tornarem vazias. 
Para conseguir tudo isso, precisamos conhecer nossos filhos, criar o tipo de espaço adequado a cada um, e nos dar de maneira especial. (Para amar um filho, é necessário conhecê-lo, assim como é necessário conhecer um companheiro para poder amá-lo.). O Livro dos Provérbios traz: "Eduque a criança de acordo com o jeito dela.". Esse ensinamento também está na Torá. Jacob entendia profundamente as características particulares de cada um dos seus 12 filhos, e os abençoou conforme essas características, ajudando-os, assim, a conhecerem a si mesmos. Hoje, as bênçãos de Jacob nos surpreendem pelas palavras repreensivas. No entanto, quando os pais ajudam um filho a descobrir suas qualidades especiais assim como suas fraquezas, eles lhe concedem uma verdadeira bênção de crescimento.
Por exemplo, Jacob disse a seu filho Rubem que sua natureza impetuosa, apressada como as águas, tornava-o imprudente, e por isso ele não era adequado para assumir uma posição de liderança. Judá foi elogiado por sua coragem e força, e recebeu a bênção de ter reis dentre seus descendentes. Simão e Levi foram alertados sobre seus temperamentos fortes e foram abençoados a se separarem,  para que não se tornassem uma força unificada de destruição. Zebulun ouviu de Jacob que tinha aptidão para o comércio e foi abençoado a ter uma casa perto do mar, onde ele e seus descendentes poderiam transportar suas mercadorias, para o bem de Israel. E assim foi com todos os filhos de Jacob. 
Jacob proferiu essas sábias bênçãos quando já era um homem muito velho, em seu leito de morte. 

(Rabino David Aaron - "Luz Infinita")

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.