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domingo, 13 de maio de 2012

" A Prova do Justo "


Recorrendo aos midraxes hebraicos, em Gênesis Rabah 55,2, sobre Gen. 22:1 lemos:
"Rabi Yohanan diz: o oleiro não ceita os cântaros defeituosos que se quebram à primeira e leve batida, Quais aprova ele ? Os cântaros bem feitos, nos quais pode bater muitas vezes, sem que se quebrem. Também o Santo, Bendito seja Ele, não prova os maus, mas os justos: O Senhor experimenta o justo. Rabi Yossi ben Hanina diz: O linheiro quando comprova que seu linho é de boa qualidade, mais o bate, e assim o linho ainda melhora e torna-se brilhante; mas, quando é de má qualidade, não o bate sequer uma vez, pois o rasgaria. Assim o Santo, Bendito seja Ele, não prova os maus, e sim os justos, como é dito: O Senhor prova o justo. Rabi Eleazar diz: [É como] um proprietário que tinha 2 vacas, uma forte e outra fraca. Sobre qual das duas coloca ele o jugo ? sobre a forte. Assim também o Santo, Bendito seja Ele, põe à prova somente os justos. Outro comentário: O Senhor prova o justo - trata-se de Abrahão: O Senhor pôs à prova Abrahão." De uma parábola para outra, notamos a progressão: a 1ª explica por que DEUS não prova senão aqueles que podem suportá-la, assim como não se bate num cântaro de má qualidade; o 2º vai mais longe: a provação aprimora aquele que a sofre, assim como o linho torna-se mais brilhante, quando bem sovado; finalmente, o 3º quer mostrar que DEUS apela para a cooperação daquele que pode suportar um peso maior, para o bem da comunidade.

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