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segunda-feira, 14 de maio de 2012

" Páscoa XIV "


Assim que terminamos de contar toda a história da saída do cativeiro, em todas as suas nuances, o passo seguinte chama-se rochtsah - a lavagem das mãos -, ato esse de lavagem feito ritualmente enquanto se profere a bênção: 'al netilat iadaim'. Após a destruição do Templo, cada lar passou a ser um pequeno templo (mikdash meat) de preservação da tradição e a mesa, tão importante no Seder, passou a ser considerada um altar. Devido a isso, realiza-se o ritual de lavar as mãos da mesma forma que procediam os sacerdotes antes dos sacrifícios. É curioso que se mantém a fórmula da bênção com 'al netilar iadaim' (pela elevação das mãos) e não se utiliza o verbo 'lavar' que dá inclusive nome a esta etapa do Seder (rochtsah). Isto se deve ao fato de que considera-se a lavagem das mãos como um ato de elevação destas a um nível de purificação superior que permite estar pronto para a refeição. Esse - lavar as mãos - que também é praticado no shabat shalom, é muito significativo, pois implica no reconhecimento de que as nossas mãos precisam ser purificadas para as práticas sagradas. Todas as nossas obras passam a ser abençoadas, pois nossas mãos foram devidamente purificadas.

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